Com o aumento de usuários da internet cresceu também o número de crimes cometidos na web.
Algumas dicas de como se prevenir:
- Mantenha seus programas em versões atualizadas e passe o antivírus semanalmente no computador.
- Passe sempre um antivírus antes de abrir um arquivo (anexo de mensagens e arquivos em disquetes).
- Quando estiver fazendo alguma transação eletrônica (compra, home-banking, etc.), clique duas vezes sobre o cadeado que aparece no canto direito inferior da tela para conferir se o certificado de segurança da página está atualizado. Deve aparecer uma janela contendo o número do registro e a sua validade.
- Suspeite de e-mails que dão ordens a ser seguidas e oferecem vantagens incomuns. Tenha cautela especial com pedido de cadastros.
- evitem a exposição exagerada em sites de relacionamento.
- não emitam informações pessoais na rede e não postem fotos em alta definição, pois assim é possível minimizar a possibilidade de alteração das imagens através da inserção ou exclusão de pessoas ou objetos nas mesmas utilizando programas específicos.
-realizar buscas com o próprio nome no Google e sites de relacionamento como Orkut, My Space, Facebook, Twitter e outros. Além disso, vale criar uma conta no Google Alert para supervisão constante da rede.
- não abrir arquivos com extensão .PIF, .SCR, .BAT, .VBS e manter atenção especial com os .EXE e .COM, já que esses são famosos na transmissão e instalação de vírus e programas maliciosos nos computadores.
Se você for vítima de crime virtual, denuncie. Veja a quem você pode recorrer:
- Delegacias (especializadas ou não), para registrar um BO (boletim de ocorrência)
- Centros especializados ou a Cartórios
- Outra opção (denuncia.ddh@dpf;gov.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário